Blog

Blog

Você quer ter uma liderança positiva? Confira dez dicas que o ajudarão a alcançá-la.

Um dos assuntos mais discutidos dentro das organizações hoje é a Liderança. Após algumas transformações na maneira de se fazer gestão, ampliando o foco que antes estava restrito aos negócios para as pessoas e como elas podem e devem trabalhar, essa figura passou a ser o centro motivador de grandes conquistas, uma vez que é capaz de impulsionar o crescimento de outras pessoas e das empresas em que se encontram. Mas ainda temos que tomar cuidado para não interpretarmos de maneira errada o que vem a ser a liderança e como exercê-la de modo positivo.

As empresas sabem que pessoas com brilho nos olhos fazem a diferença. Mas, como estar sempre motivado?

Não é a descoberta da América, muito pelo contrário. Parece óbvio para as empresas que pessoas motivadas cumprem melhor o seu papel. Sem motivação, como aguentar horas e horas, semanas e semanas seguidas em cima de um projeto? Ou ter força para enfrentar a concorrência acirrada que existe tanto fora quanto dentro do escritório? Para Pedro Mandelli, consultor de organização e mudanças e colaborador de VOCÊ S.A., "as companhias de alta performance, as mais competitivas, querem pessoas que enxerguem o trabalho como uma forma de realização pessoal não apenas profissional".

Criados à partir da satisfação de suas próprias necessidades, a nova geração de “subordinados” chega com pouquíssima noção de “subordinação à autoridade”. Os fatores que determinam este comportamento são muitos e vão desde a tendência à democracia familiar corrente nos dias de hoje até a compensação por ausência utilizada por muitos Pais que trabalham. O Fato é, temos uma geração que conviveu durante sua formação com modelos de liderança incompatíveis com o ritmo das necessidades de uma sociedade de consumo.

“A confiança, como mostrou Francis Fukuyama em livro de 1995 (“Confiança”), é a pedra angular da sociedade moderna, o que faz com que a convivência social seja minimamente harmônica, próspera e capaz de garantir o bem-estar (não só econômico) dos que vivem sob um mesmo céu. Confiança no quê? A confiança recíproca entre os cidadãos alimenta a confiança de todos na existência de uma coletividade.”

Muitos acreditam que o futuro da economia reside em profissionais empreendedores. No Brasil, as micro e pequenas empresas, dirigidas por empresários de perfil empreendedor, já abrigam a maioria dos colaboradores registrados. Somam-se a estes empresários autônomos de todos os segmentos, do vendedor de cachorro-quente ao médico de sucesso. Este conjunto contribui sobremaneira para o aquecimento e crescimento da economia.

Certa vez, um rapaz natural do interior de Minas Gerais, filho de um rico fazendeiro que cultiva café, pediu a seu pai que lhe deixasse tentar vestibular na cidade de São Paulo.

No princípio seu pai relutou, porém como era a vontade de seu único filho, lhe concedeu a viagem.

Algum tempo atrás, recebi um e-mail de um grande amigo, pessoa interessante que conheci na graduação de Administração de Empresas.

Neste e-mail ele perguntava sobre a vida, os contatos, o trabalho e todos os outros temas de praxe que utilizamos quando não vemos alguém há algum tempo, logo depois ele dizia: “Gostaria de saber se é possível me indicar alguma vaga na área de RH, sou um profissional generalista com foco em resultados”.

PARA A LIDERANÇA

Nos últimos tempos percebe-se uma preocupação e atenção com a construção e consolidação da Marca, e aqui ainda me refiro à marca empresarial. E isso não diz respeito apenas às grandes corporações, as micro, pequenas e médias empresas também estão atentas. Mas o meu propósito nesse espaço é provocar e desafiá-los a algumas reflexões, em especial no que tange a nossa Marca Pessoal. Você já parou para pensar “O que faz as pessoas lembrarem de você?”; “As lembranças que as pessoas têm de você é a que você gostaria de ter?”

Prof. Dra. Leny Rodrigues Kyrillos*

A comunicação interpessoal no contexto das empresas

- Olá, tudo bem?
- Tudo bem, e você?
- Caminhando... e aí, novidades?
- Algumas...

Página 1 de 2